Mandioqueijo, queijo veganoDepois de 27 anos como carnívoro, meu namorado resolveu aderir ao meu estilo de vida e parou de comer carne. E mais, decidiu que vai deixar também de comer queijo e ovo por causa das más condições de vida das galinhas poedeiras e vacas leiteiras. Eu assino em baixo, mas não consigo viver sem queijo! Ovos, sempre os compro orgânicos cruelty free. Já queijo é mais difícil de conseguir de procedência inquestionável. Então essa receita veio a calhar!

O mandioqueijo é um queijo de mentirinha feito com mandioca (aipim para os cariocas, macaxeira para os nordestinos). A cara é muito parecida com queijo, a consistência também. O gosto..,bem… eu, como amante de queijo, digo que é parecido, mas, é claro, não é igual. Já para meu namorado “dá para passar muito bem”.

Sem mais lenga lengas, aqui vai a receita que vi no Pratos e quitutes.

Ingredientes

  • 1 1/2 xícaras de purê de aipim
  • 1/2 xícara de polvilho azedo
  • 1/2 xícara de polvilho doce
  • 1 xícara de água do próprio cozimento da mandioca 
  • 1/4 xícara de azeite de oliva
  • orégano e outros temperos a gosto
  • 1 colher de chá de sal

Cozinhe o aipim até ficar bem mole. Bata no liquidificador com a água de cozimento até formar um purê. Se estiver muito dura, ponha mais água.

Acrescente o sal, os temperos e os polvilhos e bata mais até formar um creme de consistência homogênea. Se vc dobrar a receita, bata por partes, pois seu liquidificador pode não aguentar. Para temperar, usei orégano, açafrão (para deixar mais amarelado), pimenta do reino e curry (porque sou louca por curry).

Leve a mistura à panela em fogo médio, mexendo até que forme uma pasta mais consistente e elástica como um chiclete.

Despeje a mistura em um recipiente onde possa tomar forma de peça de queijo (usei um pote de margarina) e leve à geladeira até endurecer. Desenforme.

Você pode comer frio em fatias ou usar derretido para fazer pratos salgados.

O legal é que dá para brincar com os temperos e fazer “queijos” de vários sabores. Eu estou pensando em fazer um com um pouco cebola.